Publicada em 16/09/2025 por ZF Press

A presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli, juntamente com o juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, secretário de Relações Internacionais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e presidente da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), assinaram, nesta terça-feira (16), o histórico convênio entre a AMAM, a AMB e a Universidade de Coimbra.
Os magistrados estão em Coimbra (Portugal) e foram recepcionados pelo diretor da Faculdade de Direito, Pedro Gonçalves e pelo vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Calvão da Silva.
“O acordo marca um passo importante na cooperação acadêmica e jurídica entre magistrados do Brasil e de Portugal, fortalecendo a troca de experiências e o intercâmbio intelectual por meio de cursos, extensões, seminários e programas de iniciação científica, mestrado e doutorado”, enfatiza a presidente da AMAM, Jaqueline Cherulli.
A Universidade de Coimbra, referência mundial em ensino e pesquisa jurídica, é reconhecida por sua contribuição histórica na difusão de cultura, ciência e tecnologia, além de sua atuação em prol do desenvolvimento social e da promoção da cidadania.
A programação incluiu uma visita guiada à histórica Biblioteca Joanina, considerada o expoente máximo do Barroco Português e uma das mais ricas bibliotecas da Europa. Construída em 1728, em homenagem ao Rei D. João V, guarda cerca de 60 mil volumes datados entre os séculos XVI e XVIII, que permanecem acessíveis ao público e estão em processo de digitalização.