COMUNICAÇÃO / NOTÍCIAS /

Homenagens entregues no XXV CBM celebram a trajetória de juízes e juízas no associativismo
Magistrados de todo o Brasil foram homenageados com a Comenda Cruz do Mérito da Magistratura, entregue durante o XXV Congresso Brasileiro da Magistratura (CBM). A honraria reconhece a dedicação e o compromisso dessas lideranças com o fortalecimento da Justiça e com o movimento associativo da magistratura nacional.
Durante a solenidade, a pensionista Maria Marta Saliba Oliveira emocionou o público ao recordar o pioneirismo da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) na inclusão das pensionistas em suas atividades.
Ela lembrou que, em 1990, sob a gestão do magistrado Francisco de Paula Xavier Neto, as pensionistas da Amapar passaram a se reunir regularmente, sendo o departamento do Paraná o primeiro do País com essa finalidade. A iniciativa inspirou, posteriormente, a criação da diretoria de pensionistas na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), também na gestão de Francisco de Paula Xavier Neto na entidade nacional (1992-1993).
“As pensionistas, representadas por mim, estão extasiadas com a possibilidade efetivada de inscreverem sua existência e luta na história da magistratura nacional. Foi um triunfo o reconhecimento da entidade Departamento de Pensionistas nas associações estaduais. Para mim, é uma felicidade imensa ver isso acontecer”, afirmou Maria Marta.
O juiz Danniel Gustavo Bomfim Araujo da Silva, diretor de Assuntos Legislativos da AMB, também agradeceu a homenagem:
“Recebo a honraria com humildade e gratidão. Para mim, é motivo de muito orgulho. Penso que, para todos nós do movimento associativo, essa comenda representa muito mais do que uma distinção pessoal: é o reconhecimento de uma trajetória dedicada à Justiça, ao serviço público e aos valores que sustentam o Estado Democrático de Direito. Significa que o trabalho realizado, muitas vezes árduo e nem sempre visível, foi observado e valorizado por aqueles que compreendem a importância da missão da magistratura. Embora recebida individualmente, essa honraria reflete também o apoio de equipes, colegas, familiares e todos que contribuíram para essa jornada.”
A juíza Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio, presidente da Amapi, também se manifestou com emoção ao receber a comenda:
“Recebo esta comenda com o coração cheio de gratidão. Este reconhecimento da AMB é um estímulo e uma homenagem que divido com todos os colegas magistrados e magistradas do Piauí, que a AMAPI tem a honra de representar. Esta distinção nos fortalece e nos inspira a seguir juntos(as), com coragem e esperança.”
Entre os agraciados também estão: