JEI fecha abril com balanço positivo

JEI fecha abril com balanço positivo

O Juizado Especial Itinerante (JEI), coordenado pelo juiz Emerson Luis Pereira Cajango do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, terminou o mês de abril de maneira positiva, isso por que mais de cem atendimentos foram realizados a população, das cidades de Planalto da Serra, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leste, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum e Boa Esperança do Norte distrito de Sorriso. Servidores e magistrados participaram da ação.
Os moradores dessas cidades receberam dos profissionais, atendimentos com orientações e encaminhamentos jurídicos, e puderam participar de reuniões para conciliação e mediação, visando à solução de conflitos de menor complexidade (divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos entre outros). No total 108 pessoas foram atendidas e 18 acordos firmados com sucesso.
Na oportunidade a equipe do JEI visitou alunos de escolas da rede pública da região, pelo projeto “Escola, vamos conhecer nossos direitos?”, que visa levar palestras a crianças e adolescentes da comunidade escolar das diversas localidades visitadas durante as visitas.
Cerca de 1120 alunos do ensino fundamental, médio e EJA, participaram das palestras, que abordaram temas como o papel do Poder Judiciário, direitos e garantias fundamentais, pedofilia, bullying na família e na escola.
Para a professora Débora de Jesus Garreto da Escola Estadual Cristiana Araújo Pires, localizada no distrito de Boa Esperança do Norte (400 km de Cuiabá), o projeto do juizado é muito importante para a formação dos alunos. “É muito produtivo a palestra, as informações passadas são muito importantes, ficamos muito felizes com a visita em nossa escola”.
Quem também gostou da visita foi a aluna do 9° ano, Rafaela Maira Bosio, que elogiou o projeto e disse que levara consigo o conhecimento adquirido. “Aprendemos sobre os direitos e deveremos que temos perante a sociedade e com certeza eu e meus colegas vamos carregar com a gente o que aprendemos, acho muito importante ter um projeto que leva um pouco de conhecimento jurídico e leis do nosso país as escolas”.
A equipe do JEI já se prepara para o projeto no mês de maio onde será visitada a Comarca de Alta Floresta, incluindo os distritos de Carlinda e Nova Bandeirantes.
Fonte:
https://tjmt.jus.br
Fernanda Souza