Presidente da AMAM debate reforma da previdência em reunião com Rodrigo Maia

O presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), juiz Tiago Abreu, participa nesta quarta-feira (8) de um jantar na residência do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Ele irá acompanhar a reunião que ocorrerá também com a presença do presidente da Associação dos Magistrados Brasileira, Jayme de Oliveira, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli.

Na pauta da reunião o foco será a reforma da Previdência. As entidades representativas dos magistrados vêm mantendo diálogo junto aos parlamentares no Congresso para garantir alterações no texto da reforma por considerar que há graves distorções na Proposta de Emenda Constitucional 06/2019.

A AMB contratou inclusive uma consultoria para elaboração de propostas emendas ao projeto. Em visita a Mato Grosso, o presidente da AMB destacou a urgência no debate a respeito da reforma da Previdência. “O projeto enviado pelo governo do presidente (Jair) Bolsonaro é bem complexo. Na verdade, não é uma reforma e sim uma nova previdência, eles mesmo dão este nome. É muito preocupante esta mudança no sistema de solidariedade para o de capitalização. Este modelo não tem dado certo na maioria dos países onde foi implantado”, destaca.

O presidente da AMAM apresenta também outro ponto a ser questionado na reforma, como a questão da pensão e a contribuição dos valores, pois, na avaliação da associação, passa a ser caracterizado como confisco. “Estamos atuando para mudar as regras”, afirmou Tiago Abreu.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação