EMAM realiza curso de Negociação e Gestão Eficiente de Conflitos

A gestão de conflitos tem contribuído sobremaneira para melhora nos relacionamentos em qualquer ambiente favorecendo o consenso. É um campo em crescimento, o que levou a Escola da Magistratura Mato-grossense (EMAM) a realizar o curso “Negociação e Gestão de Conflitos – Teoria e Prática”. Dividido em quatro módulos, ele foi iniciado no último sábado (2 de junho), com a participação da advogada Fernanda Levy, presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima).

A instrutora, responsável pelo módulo “Gestão de Conflitos Empresariais – Técnicas e Procedimentos da Mediação e Arbitragem”, explica que há um movimento crescente no Brasil já há 20 anos que tenta mudar o modelo da cultura da sentença para o da cultura da pacificação social, buscando o empoderamento das pessoas. Ou seja, mostrar para elas que, para além de uma porta, fundamental não resta dúvida, a do Poder Judiciário como acesso à Justiça, existem várias outras, que são mais rápidas, eficientes e que podem ser adequadas ao meio.

É possível conduzir questões por meio de negociação direta ou com auxílio de um terceiro, um mediador ou conciliador, e todas as partes se beneficiarem disso, salienta. É, portanto, um campo de trabalho em franca expansão, principalmente para o advogado atual, abrindo um leque de possibilidades para que ele possa assessorar adequadamente seus clientes. O curso que a EMAM inicia vem para desenvolver a capacidade de domínio das técnicas de negociação e mediação, bem como para potencializar habilidades na identificação, prevenção, administração e solução eficiente de controvérsias.

A advogada e jornalista Débora Pinho, sócia da Solucione, parceira da EMAM e da OAB-MT na iniciativa, salienta que o curso reunirá em quatro módulos um time de profissionais renomados nacionalmente que versarão sobre diversos aspectos dentro do tema. As aulas, baseadas nos métodos de Harvard e FGV, contemplam conflitos em ambiente empresarial e familiar, negociação, práticas colaborativas, como utilizar a inteligência emocional na gestão desses conflitos, elenca.

“O que trazemos são formas de buscar acordo com técnicas. O curso vem para potencializar as técnicas de pessoas que já lidam com negociação, mediação e acordo no seu dia a dia, mas querem, principalmente em ambiente privados, estar aptas a resolver de forma mais eficiente e mais rápida esses conflitos. São técnicas fundamentais para fechar bons acordos, milionários inclusive”, frisa.

A Solucione realiza o curso em parceria com a EMAM e o apoio da OAB-MT, além de patrocinadores como Schmidel & Associados, Faculdade Invest, Irajá Lacerda Advogados Associados, EP Corretora de Seguros, Laboratório de Patologia Bucal e Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia, do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Donegá Advogados e Animus Centro Empresarial. Esse evento é segurado pela Porto Seguros.

Mais informações sobre este e outros cursos da EMAM no site www.emam.org.br.

 

 

 

 

 

Foto: Gilberto Leite

Fonte: Pau e Prosa Comunicação